Agenda RS – 25 e 26 de agosto de 2017

28.08.2017


Senador Paulo Paim (PT/RS)
pauloipaim@senador.leg.br


Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Senadores.

Pretendo relatar às atividades que desenvolvi no meu estado, o Rio Grande do Sul, na sexta-feira e no sábado. Os eventos tiveram dois focos distintos... 
Primeiro: o debate com sindicatos, movimentos sociais e a população sobre as reformas trabalhista e da Previdência. Falei também sobre o Estatuto do Trabalho e a Frente Ampla pelo Brasil.

Segundo: Atividades alusivas a semana Estadual da Pessoa com Deficiência no RS, onde debati o Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei de minha autoria.

Aqui relato cada uma destas atividades...

Na cidade de Estância Velha, na sexta-feira, palestrei no 1° Encontro da Associação de Pais e Apoiadores de Pessoas com Deficiências de Estância Velha (APAPDEV),que teve como tema “Em busca de uma sociedade mais inclusiva”.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito Luciano Kroeff, a secretária de desenvolvimento Vanessa Eltz, o presidente da Câmara de Vereadores, João Antônio de Godoy. 

Agradeço a Vereadora Márcia Ribeiro (enfermeira Márcia) – o PT que possibilitou a realização do evento e que contou com o apoio a prefeitura. A vereadora Veridiana Monteiro também esteve no evento.

O vice-prefeito Luciano Kroeff, falou sobre como a cidade de Estância Velha está se adaptando para atender melhor as pessoas com deficiência.

No evento falei sobre a lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Acredito ser necessário que o estatuto seja aplicado e entendido, desde como surgiu até a forma como foi montado”. 

Respondi a questionamentos do público e ilustrei minha fala com dois vídeos que tratam sobre o fim do preconceito, superação e sobre cidades inclusivas. Os vídeos emocionaram a todos.

O público do evento foi formado por professores, representantes de escolas, familiares de pessoas com deficiência, estudantes e comunidade em geral. 

O evento também teve apresentações culturais. Uma das apresentações foi do deficiente visual Gabriel Schuck, que se apresentou com teclado e a voz; ...
... e a apresentação de dança da pequena Marcella Augustinho Piaia, que encantou todos os presentes com a sua performance. 

Senhor Presidente,

Em Caxias do Sul - minha terra natal - palestrei na 6ª Semana da Pessoa com Deficiência e do 5º Fórum de Acessibilidade que debateu a regulamentação do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a elaboração do Plano Diretor Urbano de Acessibilidade da cidade. 

O evento ocorreu na tarde da sexta-feira, no auditório da FSG. Estavam presentes e fizeram uso da palavra durante o evento, ...

... Fábio Dalaba – Vice Reitor do Centro Universitário da Serra Gaúcha; Ivan Vanin Frós – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Tibiriçá Vianna Maineri – Coordenador da Coordenadoria de Acessibilidade de Caxias do Sul; ...

... Foram panelistas : Ana Fadanelli, Gerusa Santos, Viviane Marques , Ingrid Bays e Larissa de Bortoli.

Ainda em Caxias do Sul, falei para um auditório lotado no Sindiserv – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Na pauta o Estatuto do Trabalho, a CPI da Previdência e sobre a Frente Ampla pelo Brasil.
 
Falei para sindicalistas da região, professores, servidores públicos. Cadeiras extras foram necessárias para acomodar os presentes que estavam ávidos por informações e precisavam de uma mensagem de esperança em meio à conturbada conjuntura nacional.  

Na abertura, os sindicalistas Silvana Piroli – Presidente do Sindioserv;  Alzenira Lazarotto – CTB; e Nelso Beber – CUT, ...

... destacaram a necessidade da unidade dos trabalhadores para reverter os ataques ao povo com destaque para a reforma da Previdência, e pela retomada do crescimento e da defesa da democracia.

Fiz muitos esclarecimentos sobre o andamento dos debates da reforma da Previdência, sobre a CPI da Previdência e falei que a Comissão de Direitos Humanos, em subcomissão, está trabalhando na criação do Estatuto do Trabalho - um conjunto de leis para reequilibrar as forças produtivas que foram abaladas em sua relação com a atual reforma trabalhista aprovada no Congresso Nacional. 

Senhoras e Senhores Senadores,

No sábado, dia 26, participei do evento “Fetapergs na Estrada” realizado no Calçadão de São Sebastião do Caí, onde distribui e autografei a obra “O Drago Debaixo da Cama” que trata das reformas trabalhista e previdenciária.

A Fetapergs é a Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Recebi um quadro do artista Iraguaçu Caldeira, em que o povo brasileiro é retratado em forma de palhaço, vestido de verde e amarelo com cara triste soltando uma lágrima. 

Estavam presentes o prefeito de São Sebastião do Caí, Clóvis Duarte (PMDB); o vice João Alfredo (PSD), ...

... o presidente da Fetapergs, José Pedro Kuhn; o diretor financeiro, João Sarmento e o diretor secretário Sérgio Vieira. A todos eles o meu muito obrigado. 

Encerrei as atividades no sábado à tarde falando no seminário do Sindivigilantes do Sul, que ocorreu na Igreja Nossa Senhora da Pompéia, no Centro da capital gaúcha. 

Estavam Lá: Loreni Dias – Presidente do Sindivigilantes do Sul; Adão Villaverde – Deputado Estadual; Claudir Nespolo – Presidente da CUT (RS); José Boaventura – Presidente da CNTV - Confederação Nacional de Vigilantes & Prestadores de Serviços.

O painel:   Reformas Trabalhista e da Previdência foi coordenado por Marisa Abraão - Secretária Geral do Sindivigilantes do Sul. 

Participaram do Painel: Mara Feltes - Secretária Adjunta Mulheres - CUT Nacional; Arthur Dias Filho, do departamento jurídico Sindivigilantes do Sul; Anelise Manganelli – Economista – Dieese (RS).

Era o que tinha a dizer,
Sala das Sessões, 28 de agosto de 2017.

Senador Paulo Paim.
Compartilhe nas redes sociais: