Campanha da OAB/RS sobre o voto consciente

08.08.2018

Senador Paulo Paim (PT/RS)
paulopaim@senador.leg.br

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Senadores. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147,3 milhões de eleitores estão aptos para votar nas eleições de 7 de outubro, a maior da história do país. 

Cada um deles deve escolher o presidente da República, o governador do seu estado, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual, ou deputado distrital no caso do Distrito Federal. 

Segundo o TSE, o Brasil ganhou 4,8 milhões de eleitores em comparação com 2014. A maioria do eleitorado é composto por mulheres, com 77,3 milhões de votantes, 52,5% do total. 

Em debate sobre as eleições deste ano na Comissão de Direitos Humanos, eu defendi a importância do voto para o fortalecimento da democracia.

E venho aqui, nesta tribuna, reforçar ao eleitor a importância do seu voto para definir o rumo do país e a vida de todos nós. 

O voto é o verdadeiro instrumento inalienável da democracia.

A crise de representatividade que vivemos é sem precedentes na história brasileira recente e, segundo pesquisa de âmbito internacional, é uma das maiores do mundo.

De acordo com a organização GfK Verein, que mediu a reputação de diferentes profissões no mundo, apenas 6% dos brasileiros confiam nos políticos.  

Ficamos empatados na última colocação, junto com Espanha e França.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos chegou ao mesmo resultado no final do ano passado: 93% dos brasileiros não confiam nos políticos.

As próximas eleições são a ocasião ideal para que todo cidadão valorize seu voto, informando-se detalhadamente sobre as propostas dos candidatos.

Senhoras e Senhores, 

Quero parabenizar a iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS), que realizará hoje, o lançamento da Campanha “Vote Consciente”. 

O evento será no Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS), às 20h, e contará com a presença do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Paulo Moreira Cardoso de Oliveira, a conselheira seccional Fabiana Barth e representantes da sociedade civil. A entrada é gratuita.

A organização do projeto está sob a liderança da equipe de Comunicação Social da OAB/RS.

Abre aspas do presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier: ...

... “É uma contribuição social da nossa entidade. Acreditamos na política, mas precisamos de bons políticos. Dessa forma, idealizamos a campanha a fim de levar o máximo de informação à população”, fecha aspas. 

Esse movimento já conta com os seguintes apoiadores: Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Arquidiocese de Porto Alegre, Federasul, Fecomércio, FCDL, Federação Gaúcha de Futebol, lideranças comunitárias, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, Sescon RS; veículos de Comunicação do RS, ESPM e Theatro São Pedro.

A campanha se divide em duas fases: a primeira leva informações ao cidadão sobre o planejamento do voto; assim o eleitor não deixa para decidir o seu voto no último dia, em cima da hora. Também terão ações de combate as fake news, as chamadas notícias falsas. 

Já a segunda fase é de instrumentalização dessas ações durante o mês de setembro, Nessa fase, um dos objetivos é mostrar as responsabilidades de cada cargo (deputados estadual e federal, governador, presidente e senador) em jogo nas eleições de 2018. 

Os vídeos da campanha serão exibidos em emissoras de TV e nas redes sociais da Ordem. Da mesma forma, emissoras de rádio se colocaram à disposição de rodar mensagens do Vote Consciente. 

Já está no ar o site que será abastecido com informações nas próximas semanas: www.voteconsciente.org.br.

Era o que tinha a dizer,
Sala das Sessões, 08 de agosto de 2018.

Senador Paulo Paim. 
Compartilhe nas redes sociais: