Prêmio Congresso em Foco 2018: Paim é um dos melhores senadores do Brasil Notícia postada em 13.08.2018
O senador Paulo Paim (PT-RS) foi escolhido pelo voto popular e pelos jornalistas como um dos melhores parlamentares do Brasil, durante a entrega do Prêmio Congresso em Foco 2018, nesta segunda-feira (13), em Brasília.

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site CONGRESSO EM FOCO (www.congressoemfoco.com.br), apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.

Paim foi indicado em todas as edições. "O reconhecimento do nosso mandato mostra que estamos em sintonia com a voz das ruas e, portanto, no caminho certo. É um mandato construído por muitas mãos e olhares. Dialogamos com todos. É a partir dos anseios da sociedade que concretizamos leis que estão transformando a vida de milhões de brasileiros".

Sobre o Prêmio
O objetivo do Prêmio é reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato. Valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenhar o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível.

Além de estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, ao propiciar aos cidadãos a possibilidade de participar da seleção dos congressistas a serem agraciados. E ainda difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos.
Neste ano foram homenageados 31 deputados e 14 senadores. Eles foram escolhidos por meio de três filtros: consulta popular, na internet; avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso; e júri especializado, com representação de cinco segmentos da sociedade.

Integraram o júri especializado a consultora empresarial Anna Paula Losi, o analista político Antônio Augusto de Queiroz, a professora e pesquisadora Marisa Von Bülow, o jornalista Sylvio Costa e o líder ativista Tom Barros. Na votação dos jornalistas, foram ouvidos 89 profissionais de imprensa de 44 veículos diferentes.

Como sempre, só puderam ser votados parlamentares que não respondem a acusações criminais em inquéritos ou ações penais.

O processo de votação pela internet ocorreu entre 1º e 31 de julho. Cada participante pôde votar em somente um nome nas categorias especiais. E em até dois senadores e no máximo três deputados, nas categorias gerais. Os votos recebidos pela internet foram validados somente após passarem por auditoria interna e por análise externa, a cargo da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Saiba mais sobre a premiação aqui

Compartilhe nas redes sociais: