Paim recebe lideranças kayapo que pedem apoio para garantir atendimento médico nas aldeias e assegurar demarcações Notícia postada em 29.03.2019
Em reunião na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o presidente do colegiado, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, recebeu lideranças kayapo, entre elas, o cacique Raoni e Paulinho Payakan, que apresentaram uma pauta de reivindicações como a garantia de demarcações de terras e o acesso à saúde. Paim se comprometeu a marcar uma audiência das lideranças com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

"Me comprometo a agendar uma reunião com o presidente da Casa e enviar os encaminhamentos da reunião ao Ministro da Saúde", declara Paim. 

"Estou muito feliz de estar aqui. E quero agradecer o senador por receber o nosso grupo na Comissão de Direitos Humanos. Há muito tempo eu venho lutando pelos povos indígenas, pelas nossas causas e pela nossa vida. Mas, estou velho, cansado e preocupado com o futuro do nosso povo. Eu peço ao senador que nos ajude na construção de uma estrada para demarcar nossas terras. Queremos também nos encontrar com o presidente do Senado. Meu último pedido é que esta Casa receba sempre meus sucessores”, disse o cacique Raoni Metuktire. 

"Precisamos de respeito e cuidado com os índios.  Queremos um tratamento diferenciado na saúde para os povos indígenas. Nós somos humanos, somos gente. Temos cultura e só queremos ser respeitados pelo governo.  Precisamos de apoio no Congresso, não somos culpados de estar aqui e não estamos criando problemas. O homem branco chegou e ocupou as nossas terras e isso afeta diretamente a nossa saúde e a nossa vida. Queremos melhoria no atendimento médico nas aldeias", afirma o cacique Megaron Txucarramãe

Com informações da Marcela Diniz. Ouça aqui
Compartilhe nas redes sociais: