Pesquisar no site
25.Setembro
Jovem Senador entrega prêmios e encontra admiradores nas escolas finalistas


Na terça-feira (17), a equipe do Jovem Senador (JS) foi às escolas classificadas neste ano em segundo e terceiro lugar pelo Distrito Federal para entregar os prêmios. Nas visitas, além da calorosa recepção, foram surpreendidos com histórias que mostram o quanto o programa vem ganhando admiradores.

Ana Clara Cardoso foi a segunda colocada no DF e estuda no Centro de Ensino Médio Setor Oeste. Quando a equipe do Senado chegou a escola foi recebida por alunos, corpo docente e conheceram o pai da finalista, Raimundo Geronaldo. O que a equipe até então não sabia é que Geronaldo, como é chamado pelos colegas, é funcionário da Gráfica do Senado, e já havia trabalhado em inúmeras impressões do material do Jovem Senador.

— Incentivei muito minha filha a participar do programa. Achava que era uma experiência muito boa pra aprofundar os conhecimentos e ela sempre gostou de política. A conquista é dela e veio com um gostinho de primeiro lugar pra nós que vimos todo o esforço — comentou o pai orgulhoso.

Ana Clara participou do Parlamento Jovem Brasileiro em 2023, programa semelhante ao JS organizado pela Câmara, e adorou a experiência. Aprovada em Letras na UnB pelo Enem deste ano, conseguiu realizar a prova de aceleração do ensino médio e tem previsão de começar o curso superior já em outubro, seguindo o calendário da instituição.

Do Nordeste ao Centro-oeste

A visita ao Centro Educacional 04 do Guará, escola da terceira colocada no DF, Barbara Araujo, também foi marcada por um encontro inusitado. A professora orientadora, Suelen Maia, é veterana em participações no concurso e já chegou a emplacar uma vencedora em 2015, mas pelo estado do Maranhão.

— Quando vi o nome dela fiquei me perguntando se seria a mesma professora e era. Foi uma alegria esse reencontro. Ela contou que como ainda está aguardando para ser efetivada, muda muito de escola e leva sempre o Jovem Senador aonde vai — contou Rosemari Salles, integrante da equipe do JS desde a primeira edição e conhecedora de todos os participantes.

Barbara, a aluna finalista, contou que deve se mudar para o Rio de Janeiro no próximo ano, acompanhando o pai militar, mas já antecipou vai continuar participando e que pretende conquistar a primeira colocação para representar o estado. Ainda cursando o primeiro ano do ensino médio, ela conta com mais dois anos de tentativas à frente.

O programa

O Jovem Senador é voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais e acontece todos os anos. A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação realizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação, que escolhem três finalistas no estado. No Senado, a banca examinadora avalia as redações recebidas para escolher o vencedor. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal se tornam os jovens senadores e senadoras do ano.

— A entrega dos prêmios para as escolas finalistas do segundo e terceiro lugares no DF é uma tradição já da equipe. É um momento muito aguardado pelas escolas e é uma satisfação pra nós irmos até eles e ver como são escolas que motivam os estudantes a estudar e produzir material de qualidade. A biblioteca da escola CEM Setor Oeste, recém reformada, estava uma coisa de cinema, muito bonita, mostrando mesmo o comprometimento com a educação — comentou George Cardim, chefe de serviço do Jovem Senador.

Nas visitas, a equipe entregou os certificados de participação, além dos kits com materiais que o próprio Raimundo Geronaldo já ajudou a produzir: publicações do Senado e material de papelaria do Jovem Senador.

Fonte: Intranet/Senado