Colegiado será composto pelos três senadores gaúchos e mais cinco parlamentares.
Por Kevin Lima, Vinícius Cassela, g1 — Brasília
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e dois senadores do RS: Hamilton Mourão e Paulo Paim — Foto: Reprodução/TV Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou nesta segunda-feira (6) a criação de uma comissão externa destinada a propor medidas contra a crise provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
O colegiado será composto pelos três representantes do RS no Senado – Paulo Paim (PT-RS), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Ireneu Orth (PP-RS) – e outros cinco parlamentares.
"Decidimos criar uma comissão temporária externa, para acompanhar o tema. Nós vamos instituir esse grupo, através da comissão, que terá, como membros, a bancada do Rio Grande do Sul, e uma indicação de cada bloco. Serão 8 membros", afirmou Pacheco.
Segundo o presidente do Senado, caberá aos senadores gaúchos centralizar propostas voltadas à recuperação do estado. A comissão criada também fará visitas ao estado para identificar ações que podem ser tomadas e para acompanhar o trabalho das autoridades nas cidades atingidas.
"É importante dizer que essa passa a ser uma absoluta prioridade do Senado para mitigar. É possível reconstruir o estado com medidas que espero que sejam ágeis. Primeiro ato de hoje é a instalação desse grupo, que ficará a cargo de analisar todas essas medidas", afirmou Pacheco.
Fonte? G1