A estudante Andriely Camargo de Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, de Salto do Jacuí, é a Jovem Senadora do Rio Grande do Sul. Orientada pela professora Giseli da Rocha, ela venceu o Concurso de Redação do Senado Federal e vai participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, entre os dias 5 e 9 de agosto.
Diante da maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, o Programa Jovem Senador se aliou à Secretaria da Educação do RS para assegurar a participação das alunas e dos alunos das escolas públicas estaduais gaúchas.
A calamidade foi especialmente dramática para a educação. Cerca de 360 mil alunos foram afetados pelas chuvas. Mais de 1.000 escolas e 100 bibliotecas foram atingidas, danificadas ou destruídas pelas inundações. Outras que se salvaram serviram de abrigo.
Em momentos difíceis, a força da união e a valorização da educação serviram de propósito e inspiração.
Para garantir o protagonismo dos estudantes, a Seduc RS contou com um prazo maior e se empenhou para superar as adversidades e selecionar as redações finalistas para o Jovem Senador. Na mesma sintonia, o Senado Federal estabeleceu que o Programa só existiria com a participação de todos os estados e do DF. Foram mais de 10 mil alunos que entregaram suas redações, com a terceira maior participação estadual no país.
A edição de 2024 do Jovem Senador faz um sincero agradecimento e um merecido reconhecimento aos milhares de alunos e educadores envolvidos. Todos juntos somos fortes.
Texto: George Cardim - coordenador do Programa Jovem Senador
#JovemSenador2024 #RioGrandedoSul #SenadoFederal #SenadorPauloPaim