A educação inclusiva contempla com esse direito básico todas as pessoas, sem qualquer distinção, afirmou Paulo Paim (PT-RS).— Estamos trabalhando para que isso seja uma realidade no Brasil. Os dados mostram a urgência da necessidade de adoção de políticas públicas que estimulem principalmente a educação, a qualificação e o trabalho para as pessoas com deficiência — disse o senador.Segundo Paim, 24% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência mental, motora, visual ou auditiva. Ele destacou que, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% das crianças deficientes entre 6 e 14 anos estão na escola. Trata-se de um dado positivo, avaliou, “pois a porcentagem entre as crianças sem deficiências é de 97%”. Por outro lado, mais de 60% dos brasileiros de 15 anos ou mais com alguma deficiência não têm instrução ou têm apenas o fundamental incompleto. Entre a população sem deficiência, esse número é de 38%.Segundo o senador, “o ideal é que no futuro não haja escola inclusiva, já que todas serão capazes de receber todos os alunos, sem exclusão”.Paim também defendeu a possibilidade de pagamento de financiamentos habitacionais com os valores a receber na forma de precatórios.Jornal do Senado