Conforme havia antecipado ao presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, e ao deputado estadual gaúcho Fabiano Pereira (PT), presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, por ocasião do Fórum de Infraestrutura e Logística, em Porto Alegre, em abril, o senador Paulo Paim (PT/RS), em recente pronunciamento no Senado, defendeu a criação da Ferrosul como um importante instrumento para fomentar o desenvolvimento dos Estados do Codesul Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul , além do Paraguai. Em seu discurso, Paulo Paim pediu especial atenção do Senado à criação da Ferrosul. Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, o ingresso do senador Paim na luta pela consolidação da Ferrosul é uma alvissareira notícia, ante o respeito que não apenas o Rio Grande do Sul, mas todo o Brasil, lhe devota. Com ele, a luta pela Ferrosul torna-se ainda mais forte. Segundo Gomes, o Rio Grande do Sul está unido em torno da construção desta grande ferramenta para o desenvolvimento regional e nacional, que é a Ferrosul. Isso alegra a todos os paranaenses, que têm a honra de haverem dado início a este processo, através da construção da Ferroeste e sua retomada para o controle público, após dez anos de fracassada e predatória privatização. O senador gaúcho explicou ao plenário do Senado Federal que, partindo da Estrada de Ferro Paraná Oeste - Ferroeste, empresa pública do Governo paranaense, será criada a Ferrosul, uma companhia que será constituída com a participação dos quatro estados do Codesul. A idéia, disse o senador, é utilizar a malha férrea existente com o objetivo de ampliá-la em pontos que se fazem necessários e, assim, melhorar o sistema de transporte de cargas e pessoas e a integração com o Paraguai e o Codesul. O senador Paulo Paim considera que a chegada da ferrovia na fronteira tem uma importância vital para toda a região abrangida pelo projeto, frisando que com a Ferrosul será possível planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso do Sul. De acordo com o senador, essa ação reduzirá os gastos com logística e promoverá o desenvolvimento econômico, social e ambiental por meio de atendimento diverso aos agentes econômicos. Paim lembrou ainda que além de melhorar o sistema do transporte de cargas, a idéia da Ferrosul é fazer também o transporte de passageiros pelas regiões atendidas. O senador gaúcho mencionou ainda a elaboração, até o fim do ano, de um estudo de cenário de macrologística para 5, 10 e 15 anos voltado para a região do Codesul. Esse estudo identificará as necessidades, os desafios e as oportunidades de desenvolvimento para a região e as regiões limítrofes dos países vizinhos a partir da construção e operação de novos trechos ferroviários.Fonte: Estadual de Notícias - Paraná