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11.Julho
Calçados chineses são cada vez mais numerosos no mercado brasileiro

O mercado couro-calçadista brasileiro vem enfrentando, a cada dia, o aumento da concorrência com os produtos chineses. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) nos últimos cinco anos a China liderou as importações brasileiras de calçados, detendo uma média de 70% do total importado pelo Brasil. Para o senador Paulo Paim, o Brasil deve priorizar a cadeia couro-calçadista valorizando o couro e o produto nacionais. “Devemos agregar mais valor ao nosso couro e acreditar no setor calçadista. Esse campo deve ser visto como estratégico e fundamental para o crescimento da economia no país”, afirma. RS - O setor calçadista gaúcho permanece sem investimentos para impulsionar as exportações. Fato agravado pela baixa cotação do dólar frente ao real. Paim diz que a crise do setor também é reflexo das políticas de impostos. “Precisamos de políticas econômicas que alterem esse quadro, afinal, o ingresso dos calçados chineses no país vem trazendo uma série de prejuízos para a indústria local”, alerta. A falta de fiscalização e de investimentos também são pontos a serem observados, pois têm como resultado a concorrência desleal. Segundo Paim, o Rio Grande do Sul exporta o couro para a China a preços muito baixos. O produto é transformado em, por exemplo, vestuário, malas, sapatos e bolsas e vendidos pela indústria chinesa a preços aviltantes. “É fundamental mantermos o couro no Brasil e agregarmos valor a ele. Isso irá gerar empregos e movimentará nossa economia”, declara o parlamentar.