O presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim (PT/RS) está realizando uma cruzada nacional contra projetos que atacam os direitos dos trabalhadores e aposentados. Entre as propostas destacam-se: a da terceirização, a do trabalho escravo e a reforma previdenciária.
As primeiras audiências aconteceram em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, nos dias 17 e 20 de junho, respectivamente. Os eventos reuniram lideranças dos movimentos sociais e sindical, parlamentares e juristas.
— Precisamos estar atentos para que não continue ganhando força a ideia de que o único estrato da cadeia produtiva que pode ser arrochado é o da classe trabalhadora, como já aconteceu em outras ocasiões na história do Brasil. Acredito que apenas a sociedade organizada é capaz de garantir o funcionamento do estado com equidade e justiça para todos. Mas o trabalho tem de ser constante, tem que ser no parlamento e nas ruas. Apenas um descuido... e direitos trabalhistas e previdenciários serão perdidos! — alertou.
Em julho, Alagoas e Espirito Santo receberam o senador gaúcho. Em agosto será a vez de São Paulo e Goiânia, nos dias 11 e 12, respectivamente.