Pesquisar no site
02.Agosto
Ajuda às universidades

Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de estados e municípios poderão receber dinheiro da União, com financiamento ou abatimento de dívidas, para ofertar mais vagas ou bolsas de estudos. Substitutivo de projeto de lei do senador gaúcho Paulo Paim (PT) permite que União financie as universidades superiores estaduais, municipais e do Distrito Federal por meio de consórcios. 
Também poderá renegociar parte das dívidas dos estados, municípios e DF, tendo como contrapartida o aumento da oferta de vagas nas instituições de educação superior mantidas por esses entes federados. Outra possibilidade é celebrar convênios diretamente com as IES. 
Já com as faculdades privadas, a União poderá renegociar a dívida inscrita dessas instituições, tendo como contrapartida o aumento de vagas de bolsas de estudo integrais e a qualificação de cursos e programas. Entretanto, somente poderão receber o benefício os cursos que obtiverem conceito igual a 4 ou maior no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Serão priorizados os cursos da área da saúde, de licenciaturas e de pedagogia.

JORNAL do COMÉRCIO – Edgar Lisboa