Pesquisar no site
05.Agosto
Paim propõe política nacional de aumento para aposentados que ganham acima de um salário mínimo

Na Contramão do governo interino que pretende reduzir direitos previdenciários e trabalhistas, o senador Paulo Paim (PT/RS) apresentou um projeto para recuperar o poder aquisitivo de aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo. 
O Programa de Recuperação do Poder Aquisitivo dos Benefícios das Aposentadorias e Pensões (PLS 302/2016) prevê uma recuperação gradual do benefício das pensões e aposentadorias de 2017 a 2021. 
Conforme o texto, o reajuste contempla a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido a de um percentual da taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Paim lembra que a Política de Valorização do Salário Mínimo vigente hoje beneficia aposentados e pensionistas que recebem apenas um salário mínimo.
— O reajuste dos aposentados é equilibrado. Quando fazemos uma discussão baseado no crescimento econômico do PIB, a Previdência estará arrecadando mais e consequentemente ela vai poder pagar o valor adequado. O ideal é crescer a massa salarial dos aposentados na mesma proporção dos trabalhadores da ativa — afirma.
O senador ressalta ainda que com a tributação sobre lucros e dividendos dos mais ricos a Previdência Social teria um ganho de mais de R$ 43 bilhões ao ano. 
— Quem sempre paga o pato são os trabalhadores. Quando na verdade o governo deveria cobrar dos poderosos que não pagam a Previdência e que não contribuem com aquilo que a lei determina. Os ricos também devem contribuir — criticou.
O projeto será analisado pelas Comissões de Assuntos Sociais e de Assuntos Econômicos.