Por iniciativa do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), o senador Paulo Paim (PT/RS) recebeu, nesta quinta-feira (22), a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa rio-grandense, destinada a pessoas que que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e a entrega da outorga foi realizada pelo proponente da homenagem.
Durante a cerimônia, o deputado Nelsinho disse muito se orgulhar de ser o proponente da homenagem. “Me enche de alegria afirmar que divido com o senador algumas características importantes nesta história. Somos metalúrgicos, sindicalistas, canoenses de coração. Somos petistas e trabalhamos pelas pessoas. Me emociona reconhecer e homenagear o resultado de tanta luta senador”, destacou o deputado.
Paulo Paim, ao agradecer a homenagem, falou do misto de orgulho, alegria e emoção que sentia ao receber a Medalha do Mérito Farroupilha, fazendo um agradecimento especial ao povo gaúcho.
Currículo
Natural de Caxias do Sul, Paulo Paim iniciou sua trajetória política como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Foi deputado federal por quatro mandatos e cumpre o seu segundo mandato como senador. Foi vice-presidente do Senado Federal (2003-2004), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (2007-2008, 2011/2012 e 2015/2016), integrante da Comissão de Educação e de Assuntos Sociais, vice-presidente da CPI que investiga o assassinato de jovens, coordenador das Frentes Parlamentares Mistas em Defesa da Classe Trabalhadora e da Previdência Social.
Desde a Constituinte tem se destacado na luta pela igualdade de direitos e pela justiça social, sendo autor de várias pospostas em defesa dos trabalhadores e aposentados e aprovando mais de 60 matérias de sua autoria, como o fim do fator previdenciário, uma política permanente para o salário mínimo e o mesmo reajuste para aposentados e pensionistas. É autor de três importantes leis sociais: os estatutos do Idoso, da Igualdade Racial e Social e da Pessoa com Deficiência. Também é de sua autoria a proposta de emenda constitucional que prevê que todo o valor arrecadado pela seguridade social não pode ser desviado para outros fins.
Presenças
Prestigiaram a cerimônia a promotora Ivana Battaglin, representando a Procuradoria-geral de Justiça; Mariana Capellari, representante da Defensoria Pública do Estado; Sabrina Marques, da Defensoria Pública da União no RS; Sinara Missel, secretária municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre; Ana Maria Machado da Consta, do Ministério do Trabalho e Emprego; Paulo Kroeff, da Conselho Estadual de Pessoa com Deficiência; Liza Cenci, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, e o presidente da Associação Rio-grandense de Imprensa, jornalista João Batista de Melo Filho, além de representantes da CUT, Claudir Nespolo; da Faders, Roque Bakoff; da Fetraf, Cleonice Bach; da Feesseers, Gilmar França e José Clerice; e do Sinpol, Emerson Ayres, entre outras autoridades e convidados.
Renato Chiappini Annes - MTE 4146 | Agência de Notícias - 18:26-22/09/2016 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani