Pesquisar no site
19.Outubro
Estudo da Contag revela que não há déficit na Previdência Social

Dados divulgados pela pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) “Previdência Social Rural: Potencialidades e Desafios” revelam que não há déficit na Previdência Social, integrada ao sistema de Seguridade Social. 
O estudo lançado durante debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) nesta terça-feira, 18, mostrou que o superávit da Seguridade foi de R$ 11,4 bilhões em 2015.
O presidente da Comissão, senador Paulo Paim, um dos críticos à reforma previdenciária, explicou que o estudo apenas corrobora a tese de que a falácia do rombo na previdência, amplamente divulgada, é puramente com a intenção de prejudicar os trabalhadores brasileiros.  
— A Previdência não precisa de reforma, tendo em vista que o superávit está mais do que comprovado. O que temos é falácia do rombo da previdência como pretexto para tirar os direitos dos trabalhadores e aposentados — aponta Paim. 
Evandro Morello, representante da Contag, tem a mesma visão do senador. 
— Quem defende a tese do déficit da previdência tem uma visão míope, exatamente para trazer uma linha de discussão de reforma visando mudar as regras e sistemas — frisou. 
A Cartilha “Previdência Social Rural: Potencialidades e Desafios” possui dados do Ipea, do Dieese, da Anfip, do IBGE e da Receita Federal.