Pesquisar no site
23.Fevereiro
Prefeita de Sinimbu participa de ato em defesa dos agricultores

Agricultores de toda região, vindos dos mais diversos municípios do Estado, participaram ontem, dia 21, do protesto contra a reforma da previdência em Santa Cruz do Sul. O ato aconteceu no centro da cidade, iniciando em frente ao Parque da Oktoberfest e terminando em frente a agência da Previdência Social. A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, acompanhou o ato promovido pela Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado).

Logo na chegada, Sandra aproveitou para cumprimentar a comunidade de Sinimbu que estava presente na manifestação. A prefeita também conversou com autoridades, entre elas o deputado estadual Elton Weber (PDB) e o deputado federal Heitor Schuch (PSB).

Após as conversas, Sandra acompanhou a caminhada dos agricultores que pararam em frente ao SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco). No local, um protocolo foi entregue solicitando maior empenho da entidade em garantir um preço justo pago aos fumicultores. Na sequência, a caminhada seguiu para o seu principal destino: a agência da Previdência Social. Em frente ao local, agricultores e entidades se concentraram como forma de protestar contra a Reforma da Previdência.

Sandra destaca que mexer na aposentadoria dos pequenos agricultores está errado. “Deve sim haver uma reforma, mas com muita cautela. Não se pode mexer na classe dos menos favorecidos, aqueles que ganham apenas um salário mínimo. Além disso, não se deve mexer na idade para aposentadoria do agricultor e da agricultora”, frisa.

A prefeita disse ainda que atos como o de hoje são importantes para chamar a atenção das autoridades, empresas e de todas as demais pessoas, sobre a importância do agricultor e tudo que ele faz. “São os agricultores que abastecem os supermercados e consequentemente garantem os alimentos na mesa de todos os cidadãos. Temos que defender essa classe”, observa.

Conforme dados da Previdência Social de Santa Cruz do Sul, o município de Sinimbu possuía, em dezembro de 2016, 1.745 aposentados por idade, 173 aposentados por invalidez, 655 pensões por morte e 145 auxílios doença. Isso representou um montante de R$ 2.241.497,00 injetado na economia local. Vale ressaltar que junto a esse número ainda não foram somados os auxílios reclusão e os salários maternidade. “São os aposentados que fazem o comércio em Sinimbu prosperar. Se o agricultor não plantar, a cidade não come”, finaliza.