Da RBA
Em enquete, realizada no site do PMDB, que pergunta a opinião das pessoas sobre o texto da reforma da Previdência aprovado na comissão especial, 96% se manifestaram contra a proposta. Com total de 36.757 votos até a manhã desta segunda-feira (15), apenas 2% se manifestaram a favor da proposta.
Os 96% somam 35.468 contra o projeto, que atualmente é a principal bandeira do governo Michel Temer (PMDB). A favor, somam 592 votos e outros 556 (2%) preferiram não opinar.
Aprovado na comissão especial no última dia 3, o relatório estabelece idade mínima de 65 anos para obter a aposentadoria, no caso dos homens, e 62 anos para as mulheres, com tempo mínimo de contribuição de 25 anos.
Cerca de um mês atrás, pesquisa CUT/Vox Populi também constatou números parecidos, com 93% dos entrevistados contrários à proposta de regime de aposentadoria apresentada por Temer.
Prevendo dificuldades em levar a proposta adiante, o PMDB admite punir dissidentes. Parlamentares querem reunir a executiva do partido para fechar questão sobre o tema, obrigando a bancada a votar a favor, abrindo assim a possibilidade de punição aos que desrespeitarem a decisão.