Pesquisar no site
31.Maio
Paim quer audiência pública para investigar chacina no Pará

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Participação Legislativa (CDH) Paulo Paim (PT-RS) solicitou audiência pública  para investigar chacina que matou dez trabalhadores rurais no Pará, no último dia 24. O caso aconteceu na Fazenda Santa Lúcia, em Pau d’Arco, no sul do estado. 

Os trabalhadores foram mortos por policiais civis e militares que realizavam mandato de retomada da área ocupada pelos trabalhadores. Desde 2015, segundo Paim, 150 famílias estavam acampadas no local. Apesar das alegações dos policiais de que houve confronto, nenhum deles saiu ferido, enquanto dez trabalhadores foram assassinados, entre eles, uma mulher.

Paim destacou que outros três trabalhadores já haviam sido mortos no Pará este mês. Ele lembrou ainda episódio anterior de violência no campo, no mês passado, na zona rural do município de Colniza, no Mato Grosso, onde nove pessoas foram assassinadas e pelo menos 20 saíram feridas.

“A CDH vai realizar essa audiência e também diligências no local da chacina para investigar o caso e não deixar que os culpados fiquem impunes mais uma vez nesse país”, disse Paim. 

Serão convidados um representante do Ministério da Justiça e autoridades do estado do Pará, além de organizações que atuam na defesa dos trabalhadores do campo. “Infelizmente, esse é um tipo de caso que virou notícia corriqueira. Os jornais e as TVs nem estampam como deviam a crueldade de crimes contra trabalhadores rurais”, lamentou Paim. 

Com informações da Agência Senado