Pesquisar no site
08.Junho
CDH debate conflitos de terra e chacinas por todo país

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) debate, na próxima segunda-feira (12), às 9h, o aumento dos conflitos agrários no país, principalmente a chacina que provocou a morte de 10 trabalhadores rurais em Pau D’Arco, no Pará. 

Solicitada pelo senador Paulo Paim, a audiência tem como objetivo levantar as principais questões do aumento de conflitos agrários que ocasionaram em mortes por todo o país. “A chacina dos trabalhadores rurais sem terra, durante uma ação policial a 860 quilômetros ao sul da capital Belém, comoveu o Brasil”, disse Paim.

 

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a fazenda Santa Lúcia, cenário do massacre, era motivo de disputa entre o proprietário e trabalhadores sem terra. 150 famílias estavam acampadas no local desde 2015. Esse episódio e a chacina ocorrida em abril passado na zona rural do Município de Colniza (Mato Grosso), onde nove trabalhadores rurais foram mortos e, no mínimo, 20 ficaram feridos, desperta, mais uma vez, o alerta para o aumento dos conflitos de terra no Brasil.

 

Foram convidados para o debate: Osmar Prado, ator e representante do Movimento Humanos Direitos (MhuD); Thaisa Oliveira, Vice-Presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP); Jose Araujo de Brito Neto, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA; Juliana Oliveira, Defensora Pública do Estado do Pará; Padre Ricardo Rezende Figueira, representante do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Escravo; José Líbio de Moraes Matos, Ouvidor Agrário Nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma; Rogerio Luz Moraes, Secretário Adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará e Vera Paoloni, Secretária de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores do Pará.

 

Acompanhe ao vivo a transmissão do evento e envie seus comentários e perguntas por meio do Portal e-Cidadania em http://bit.ly/2rAj3qf  ou ligue para o Alô Senado 0800 61 22 11.

Serviço

Data: 12/06

Horário: 9h

Local: sala 6 da Ala Nilo Coelho, Senado Federal