Pesquisar no site
13.Setembro
Aposentadoria especial para condutores de ambulância pode virar Lei

Com a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS), a sugestão (SUG) 19/2017, que concede aposentadoria especial aos condutores de ambulância foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quarta-feira (13).  O texto passa a tramitar no Senado como projeto de lei. 

Segundo Paim, esse projeto possibilita mais segurança aos profissionais que colocam em risco suas vidas. “O projeto vai favorecer diretamente aqueles que atuam no ambiente penoso, insalubre, de alto risco, por isso, estamos propondo um projeto de lei. Agora, é pressão junto aos senadores para que o projeto se transforme em lei”, disse Paim. 

Para o Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de São Paulo, o condutor de ambulância é considerado um profissional de uma categoria diferenciada, uma vez que não transporta coisas ou objetos, mas sim pacientes debilitados, razão pela qual acaba trabalhando em condições totalmente insalubre. 

A atividade insalubre é inconteste, uma vez que, em seu dia a dia, trabalham em ambulâncias que não são esterilizadas após o término de cada ocorrência, são colocados em risco ao atenderem pacientes em rodovias, tem contato direto com pacientes com doenças contagiosas, tais como, portadores de tuberculoses, hanseníases, meningites, soropositivo (HIV), dentre outras.