Pesquisar no site
04.Dezembro
Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência traz debates e oficinas para servidores e depoimentos de colegas

Começa nesta segunda-feira (4) a 11ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, com o tema “Uma semana que vale para todos os dias”. As atividades, que se estendem até quinta-feira (7), incluem debates e oficinas, como as de audiodescrição e de Libras. Também serão publicados quatro vídeos na intranet, ao longo da semana, com depoimentos de servidores e colaboradores sobre suas experiências e os progressos em relação à acessibilidade na Casa.

A iniciativa dá voz a pessoas com deficiência, além de sensibilizar todos que trabalham no Senado para o tema, segundo informa a equipe do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCAS), responsável pela promoção dos eventos. O primeiro vídeo é com o servidor Eduardo Augusto Lopes, lotado na Quarta-Secretaria. Ele relata sua vivência pessoal e os avanços que tem observado para que a instituição se torne cada vez mais acessível às pessoas com deficiência.

Nesta terça, vai ao ar o depoimento de Daniela Ferreira, revisora de publicações em braile, da Gráfica. Os outros dois vídeos são com Luciano Ambrósio, bibliotecário que trabalha no Gabinete do Senador Paulo Paim, e Juliana Richter, estagiária do NCAS. Todos os depoimentos também serão exibidos pela TV Senado.

Pauta legislativa

Nesta terça-feira (5), audiência pública com representantes de órgãos públicos que têm modelo de implantação em acessibilidade será uma oportunidade para debater os avanços e as ações implementadas na área pela administração pública federal. O evento acontece das 9h às 12h, no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa.

Outro debate importante será o da Pauta Feminina sobre “Violência sexual contra as mulheres com deficiência”, parte da campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher". O evento vai abordar as dificuldades de obtenção de dados estatísticos e a elaboração de políticas públicas de combate à violência contras as mulheres com deficiência, além da necessidade de promover o diálogo entre administração pública e entidades da sociedade civil. A audiência será nesta quinta (7), das 10h30 às 13h30, no Plenário 9 da Ala Alexandre Costa.

Horta de cheiro

Colaborares com deficiência intelectual da Biblioteca do Senado e alunos com deficiências do Centro Educacional São Francisco, de São Sebastião, são convidados da Oficina de Horta de Cheiro em Pequenos Espaços. A atividade, que tem o objetivo de promover a interação e inclusão de pessoas com deficiência no meio social, acontece nesta quarta-feira, das 10h às 12h, no Viveiro do Senado.

Programação