A Comissão de Direitos Humanos (CDH) fará audiência pública para debater a instituição de abril como o mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson. A reunião será segunda-feira (12), a partir das 9h, no Plenário 6, da Ala Nilo Coelho, Anexo II, Senado Federal.
A iniciativa do debate é do senador Paulo Paim (PT-RS), que lembrou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo os quais há no mundo cerca de 4,7 milhões de pessoas com a enfermidade. No Brasil, estima-se que 300 mil pacientes tenham a doença.
O objetivo da audiência é debater a
instituição do mês de abril como mês da conscientização sobre a doença de
Parkinson.
Também será discutido o PLS 30/2018, de
autoria do senador Paulo Paim (FGTS) que permite a movimentação da conta
vinculada do trabalhador no FGTS àquelas pessoas acometidas da doença de
Alzheimer ou da doença de Parkinson.
"O tratamento necessita, além dos médicos e dos indispensáveis medicamentos, da ação de outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, professores de artes e de práticas de atividades físicas e esportivas, além daqueles que atuam nos segmentos do convívio social e de apoio a familiares fragilizados", lembrou Paim no requerimento que pediu a audiência.
Ainda segundo o senador, o quadro de dificuldades vivido por doentes e familiares impõe medidas por parte da sociedade e do Estado - incluindo o Poder Legislativo - de forma a garantir melhor qualidade de vida a este universo de brasileiros.
O Dia Mundial da Doença de Parkinson é em 11 de abril. Foi nessa data, em 1755, que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817.
Convidados
Foram chamados para participar da audiência a coordenadora do Programa Farmácia Popular, Cleonice Lisbete da Silva Gama; a professora Danielle Lanzer, da Universidade Federal de Goiás (UFG); a professora Elaine Del-Bel, da Universidade de São Paulo (USP); o médico neurologista Nasser Allam; o assessor do Sindicato dos Servidores Das Justiças Federais do Rio de Janeiro, Alexandre Teixeira Marques; e a coordenadora da Rede de Apoio Neuromat a Amigos e Pessoas com Doença de Parkinson, Maria Elisa Piemonte.
Interatividade
A audiência será realizada de forma interativa, com a possibilidade de participação popular.
COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR
Participe:
Portal e-Cidadania:
Alô Senado (0800-612211)
Agência Senado