Pesquisar no site
25.Abril
CDH vai discutir aumento abusivo nos planos de saúde

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) vai discutir em audiência pública nesta quinta-feira (26) o aumento abusivo nos planos de saúde, a pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), vice-presidente do colegiado. 

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em 2017, a principal reclamação dos consumidores brasileiros foi o aumento abusivo dos planos de saúde. "É inadmissível que a população pague tão caro para ter saúde, um direito assegurado pela Constituição a todos os brasileiros", destaca Paim. 

Diversos veículos de imprensa divulgaram que o governo pretende implantar o pagamento de franquia e coparticipação nos planos de saúde. Nesse sentido, os planos de saúde passarão a ser oferecidos como funciona a dinâmica para os seguros de carro. Os segurados pagarão um valor adicional, além das mensalidades, cada vez que utilizarem os serviços do plano de saúde.

De outro lado, percebe-se que empresários, entidades de defesa do consumidor e clientes dos planos de saúde condenam a proposta em debate na Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Foram convidados para o debate, representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), do Ministério da Saúde, além de entidades de aposentados e pensionistas.

A reunião está marcada para 9h, no Plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR
Participe: 

Portal e-Cidadania:

Alô Senado (0800-612211) 

Agência Senado