A escravidão foi oficialmente abolida no Brasil há 130 anos, com a Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. Mas, será que ela de fato acabou? A questão pode ser respondida nesta terça-feira (15) a partir das 9h durante a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) intitulada “Os cento e trinta anos da Abolição da Escravatura e a Escravidão Moderna".
Para o debate, proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS), foram convidados representantes da escola de samba Paraíso do Tuiuti, que apresentou o enredo Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão? no desfile deste ano na Sapucaí.
Também deverão ser ouvidos pela CDH representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho; da Comissão da Verdade sobre Escravidão Negra do DF e Entorno; da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério do Trabalho.
A reunião, que acontecerá no Plenário 6 Ala Senador Nilo Coelho, terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Quem tiver interesse, pode enviar comentários ou perguntas por meio do Portal e-Cidadania, e do Alô Senado, pelo número-0800612211.
COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR
Participe:
Portal e-Cidadania:
Alô Senado (0800-612211)
Agência Senado