A Uber lançou uma nova ferramenta para ensinar aos passageiros como gesticular frases simples na língua de sinais americana para se comunicar melhor com motoristas surdos ou com deficiência auditiva. O site
ubersignlanguage.com é uma extensão de um esforço de divulgação lançado pela empresa em 2015 para recrutar mais motoristas da comunidade surda.
Agora, quando você encontrar um motorista surdo , é oferecida a opção de aprender alguns sinais da ASL (American Sign Language) no aplicativo. A ferramenta ensina como gesticular frases básicas como 'olá', 'Eu sou [seu nome] e 'obrigado', além de instruções de direção como 'vire à esquerda' e 'vire à direita'.
Citando o fato de que o desemprego ou subemprego na comunidade de surdos está próximo de 70% nos Estados Unidos, a Uber diz que está 'orgulhosa de fornecer oportunidades de ganho para motoristas surdos e com deficiência auditiva em todo o mundo e em mais de 200 cidades dos EUA.
Motoristas Uber surdos. Ações para inclusão.
Há dois anos, a Uber introduziu uma série de novos recursos projetados para atender melhor os motoristas surdos e seus passageiros. O aplicativo informa aos passageiros quando seu motorista é surdo, ao mesmo tempo que desabilita a chamada de voz e os instrui a usar mensagens de texto para qualquer pergunta. Para os motoristas surdos, o aplicativo fornece notificações visuais, em vez de mensagens de texto, quando uma nova viagem é solicitada.
A Uber diz que tem 'milhares de motoristas surdos ou com deficiência auditiva nos EUA, mas não forneceria um número específico. No entanto, um porta-voz observou que os motoristas surdos coletivamente no aplicativo completaram mais de um milhão de viagens.
COMITÊ DE REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - CRPD-AM