Pesquisar no site
21.Maio
Paim no Rio Grande do Sul

Na última sexta-feira, 18, o senador Paulo Paim (PT-RS) participou de um Café da Manhã com a Direção do DECA (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente), em Porto Alegre. Recebido pela titular da pasta, delegada Adriana Regina da Costa e pelo  Delegado Cristain Nedel e outros integrantes deste importante órgão da Polícia Civil do RS, Paim conheceu um pouco mais da rotina desses profissionais e como funciona o programa "Papo de Responsa". 

Outro assunto em destaque no encontro, foi o caso da menina morta brutalmente, Naiara Soares Gomes, e sobre a importância no combate à pedofilia. Paim ficou impressionado com os mais de 5000 casos notificados de violência contra crianças no RS em 2017, sendo 12 casos por dia, apenas na cidade de Porto Alegre.

Segundo a delegada, muitos relatos ainda não são notificados, por isso, esses dados não refletem a exata realidade desse grave problema.

O programa "Papo de Responsa" que foi implementado originalmente no estado do RJ, atendeu em 2017 no RS mais de 34 mil alunos de escolas gaúchas. O programa tem como objetivo conversar "com a linguagem dos jovens" e fazer a integração entre escola, pais e alunos para prevenir que os jovens sejam aliciadas pelo tráfico de drogas e sofram violência sexual entre outros graves problemas. 
 
Reunião do Movimento Brasil Metalúrgico 
 
O Movimento criado em 2017, integrado por sindicatos, federações e confederações de metalúrgicos de todo País, tem como objetivo garantir os direitos trabalhistas, lutar contra a reforma do governo Temer e em defesa das convenções para frear a reforma da previdência e tantos outros ataques à classe trabalhadora e dos movimentos sindicais.
 
A reunião realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Caxias do Sul, o senador gaúcho falou sobre o Estatuto do Trabalho e como os trabalhadores devem agir de forma unificada, para combater essa onda de ataques aos direitos dos trabalhadores.

Participaram também Miguel Torres, Presidente dos Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Vice Presidente Nacional da Força Sindical;  o deputado federal Pepe Vargas; o ex-deputado federal Assis Melo; Claudemir Monsani, Presidente dos Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e o líder sindical Marcelino Rocha.

Dia de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Paim também esteve na Câmara de Vereadores de São Leopoldo em atividade que encerrou a semana  de Enfrentamento da Violência contra crianças e Adolescentes daquele município que ocorre há 18 anos.

Participaram do evento, o prefeito Ary Vanazzi, a vereadora Ana Affonso e o secretário de segurança de São Leopoldo Delegado Carlos Santana.

O diálogo com o senador Paulo Paim teve como tema “A criança, o adolescente e o jovem vítima de violências” e a criação do “Prêmio Naiara Soares Gomes”. A cidade de São Leopoldo tomou a iniciativa de entregar certificados as pessoas que trabalham em defesa das crianças e dos adolescentes. Foram prestigiados com o prêmio: Odete Zanchete, Diretora Executiva da PROAME;
Cláudia Decker, Diretora Adjunta da Associação Pandorga e Márcia Martins, Diretora Executiva do Círculo Operário Leopoldense (COL).

O certificado municipal fez alusão a Honraria Naiara Soares Gomes, criada pelo senador Paulo Paim, no Senado. O objetivo é homenagear pessoas e entidades a nível nacional que atuam nessa área. Paim elogiou a iniciativa do município e pretende espalhar esta ideia para todos os municípios do país. 
 
Reunião com o Movimento Negro – com o tema  "Enfrentamento Estratégico do Racismo"

A mesa de debates foi coordenada por Ivonte Carvalho e teve a participação do senador Paulo Paim; Regina Soiolva Miranda, que atua em Ações nas comunidades Quilombolas no RS; Marcos Ribeiro, Delegado de Polícia; Letícia Fagundes do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre; Lúcia Brito, professora e Doutora em História pela PUC e  Artemina Ramos, integrante do Movimento Negro Unificado.

Entre as dezenas de participantes estavam Lídio dos Santos, coordenador do Projeto Periferia e outros integrantes do movimento rap. O encontro foi realizado na sede da Afocefe Sindicato.

Para Paim, o povo negro ainda sofre muito com o preconceito e o racismo. "A realidade da periferia nós conhecemos. Eu nasci na beira do Rio Tega, em Caxias, que é um dos rios mais poluídos do RS. É necessário resistir, acreditar e vencer", afirmou.

Sobre a crise de representatividade, Paim destacou que é o único senador negro do Brasil, mesmo com a população negra sendo representada por mais da metade da população. "Quem são os candidatos que tem compromissos com as nossas causas? Nosso potencial é enorme, temos que acreditar que vamos chegar lá. Temos que ter um time de deputados e senadores das mais variadas áreas que trabalhem em defesa do povo negro.  Nós temos os nossos quadros, mas eles não estão lá", disse. 

Paim marcou presença no Coquetel em comemoração aos 80 anos do SINPRO/RS (Sindicato dos Professores das Escolas Particulares do RS), que tem como slogan "Sindicato Cidadão". O evento foi realizado em Porto Alegre, na sede da entidade.
 
Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre comemora 89 anos

Em comemoração aos 89 anos do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Porto Alegre que aconteceu na sede da entidade, participaram do evento, o senador Paulo Paim, dirigentes, trabalhadores e seus familiares e o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico.

Na oportunidade, Paim recebeu um documento da entidade contra a "Reforma Trabalhista" e de apoio ao Estatuto do Trabalho, iniciativa do senador Paulo Paim. 
 
19 de Maio - Dia do Defensor Público 
Para comemorar o Dia do Defensor Público, o senador Paulo Paim convidou a Defensoria Pública do RS para um "Papo Reto", transmitido pelas redes sociais. A defensora pública Diana Rodrigues da Costa e  a subdefensora pública Liseane Hartmann, participaram do debate. 

Durante uma hora, Paim falou sobre seu sonho de jovem de ser defensor público e o respeito que tem pela instituição que faz a defesa das pessoas mais necessitadas e humildes. Paim presidiu no dia 14 de maio, no Senado, uma Sessão solene em homenagem ao defensor público.

O senador aproveitou o sábado para receber grupos de lideranças suprapartidárias que apoiam o seu mandato.
 
Rubem Pires Junior - Mtb 9310/RS