Mais uma vez, o senador Paulo Paim (PT-RS) concorre ao Prêmio Congresso em Foco 2018. Em todas as edições, ele foi indicado. A votação vai até o dia 31 de julho.
Um dos senadores mais premiados
Em 2017, o senador Paim foi o parlamentar que mais se destacou na defesa da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência), na avaliação do júri especializado. Pela décima vez, o senador Paulo Paim foi escolhido um dos melhores senadores do Brasil. Na votação realizada pela internet, Paim ficou entre os três senadores mais votados, com 21.863 votos. Também na votação da internet, Paim ficou entre os cinco que melhor representam a população na defesa da Seguridade Social (com 3.843 votos, na quarta colocação).
Pela votação do júri especializado, o senador Paulo Paim foi escolhido um dos seis melhores senadores do ano. Já na votação dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, o senador Paim foi eleito o segundo melhor da Casa.
Sobre o Prêmio
Poderão concorrer ao Prêmio somente deputados e senadores que exerceram mandato este ano por ao menos 60 dias e que não respondem a acusações criminais. Assim, foram excluídos da relação os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. Pela primeira vez serão levados em conta, além dos procedimentos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), investigações remetidas pela mais alta corte do país a instâncias inferiores em razão do novo entendimento sobre o foro privilegiado.
De acordo com levantamento do Congresso em Foco, estão aptos para participar da disputa por prêmios 401 congressistas. São 42 senadores (pouco mais de 50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara).
A votação pela internet começa no próximo domingo (1º) e se estenderá até 31 de julho. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto. De acordo com o regulamento, cuja íntegra você pode ler aqui, os jurados e o público escolherão os homenageados em duas categorias especiais. Eles premiarão os parlamentares de melhor atuação na defesa da “Redução das Desigualdades Sociais” e no “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”. Também serão premiados os parlamentares mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado.