“Olhares: o mundo visto pelas sensações de um cego” é o nome da exposição que traz a percepção de calor do sol, do vento, da sensação de pé no chão, do cheiro das flores, das vozes das pessoas, dos ruídos e sons diversos do cotidiano da cidade grande.
O fotógrafo Luciano Ambrósio, de 48 anos, perdeu completamente a visão aos 24, por conta de uma retinose pigmentar. Hoje, ele trabalha no gabinete do senador Paulo Paim (PT-RS), como assessor parlamentar.
Em 2016, ele participou de uma oficina de fotografia inclusiva, quando despertou seu interesse pela arte de fotografar. “Esta exposição é uma coletânea não só de imagens, mas também de histórias e sentimentos que os outros sentidos me permitem. A sensibilidade e a emoção me inspiram no momento de cada registro. Trago comigo memórias e lembranças de uma infância feliz de um garoto livre que viveu no interior. Eu só entendo fotografia se ela vier acompanhada de poesia”, disse Ambrósio”.
Quinze telas com paisagens, animais, plantas, pessoas, momentos únicos e inusitados registrados pelas ruas e parques da capital federal, fazem parte da exposição fotográfica que será exibida entre os dias 29 de agosto e 21 de setembro, no Senado Galeria, do Senado Federal. A abertura oficial acontecerá no dia 03 de setembro, às 16 horas.