A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participava do Senado (CDH) realizará audiência pública, nesta quarta-feira (27), às 9h, para debater o alto índice de violência contra a mulher. A reunião solicitada pelo presidente da Comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), abordará o aumento do feminicídio no Brasil.
Pesquisa recente mostra que uma em cada cinco mulheres vítimas de violência diz ter sido agredida por um vizinho. De acordo com o Instituto Datafolha, nos últimos 12 meses, esse tipo de agressão cresceu e chegou a 21,1% dos casos relatados. Dentre as mulheres ouvidas, 27,4% disseram que sofreram algum tipo de agressão no último ano e 76,4% das vítimas afirmaram que o agressor era alguém conhecido.
O debate contará com a presença das convidadas Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado Federal; Rosa Logar, Gerente do Centro de Intervenção contra a Violência Familiar e Presidente da Rede de “Casa da Mulher” na Áustria; Kerstin Schnnerl, Embaixadora da Áustria em Brasília e Soraia Mendes, Coordenadora do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher- (CLADEM).
A audiência pública será realizada em caráter interativo. Quem tiver interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania – link: www.senado.leg.br/ecidadania e do Alô Senado, através do número - 0800612211. A audiência ocorrerá no Anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, Plenário 02.