in NACIONAL Junho 3, 2019
Paim é autor do projeto que já teve oito edições. Em 2019, o tema é “Cidadão que acompanha o Orçamento público dá valor ao Brasil”.
O senador Paulo Paim (PT-RS) usou a tribuna do Plenário para elogiar o Programa Jovem Senador, criado por meio da Resolução 42/2010, que acontece anualmente na Casa. O parlamentar destacou que a iniciativa contribui para a inserção dos jovens na política.
— O caminho para o sucesso de um povo, de uma nação, é investir na educação. É estimular os estudantes a fazerem política. Eles serão no futuro vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores, presidente da República— disse.
O programa consiste em um concurso de redação nacional, em que os vencedores — um de cada estado — são convidados a participar do encontro presencial no Senado por uma semana, quando será feita simulação de como é o processo de criação de leis no país. Os estudantes, de escolas estaduais e do DF, vivem a experiência de serem senadores e de todo o processo legislativo.
O programa já teve oito edições e, de lá pra cá, diversas ideias legislativas foram apresentadas por estudantes, destacou o senador. Uma delas, foi a Sugestão (Sug 20/2014), que dispõe sobre o serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho. A iniciativa foi transformada no Projeto de Lei (PLS 426/2015), aprovada pelo Senado e remetida à Câmara, lembrou Paim.
— Ou seja, a educação transforma, a educação evolui, a educação mostra e aponta para a luz no fundo do túnel para toda a nossa gente — disse.
Neste ano, o tema do concurso será “Cidadão que acompanha o Orçamento público dá valor ao Brasil” e vai acontecer, entre 25 e 30 de novembro. As escolas podem inscrever os alunos até o dia 16 de agosto. Informações no site do programa.
Senado envia kits de divulgação do programa Jovem Senador para as escolas
Os kits de divulgação do programa Jovem Senador 2019 já estão a caminho das 21.231 escolas públicas estaduais de todo o país aptas a participar. Neste material, está o regulamento do Concurso de Redação, a ficha de inscrição, a folha de redação, o check list de entrega, a compilação das redações e projetos de 2018 e cartazes do projeto e de ações institucionais parceiras. Os kits foram enviados pelos Correios e a estimativa é de que sejam entregues a partir de meados de junho. Todo o material também pode ser acessado no site do projeto https://www12.senado.leg.br/jovemsenador
O Jovem Senador é um projeto do Senado que proporciona vivência parlamentar para alunos do ensino médio da rede pública estadual de até 19 anos. Anualmente são selecionados 27 alunos, um de cada unidade da federação, para representar seu estado em um mandato de uma semana em Brasília. As inscrições estão abertas até 16 de agosto.
— As escolas poderão divulgar o concurso de redação do Senado ainda antes das férias de julho, poderão provocar a reflexão sobre o tema “Cidadão que acompanha o Orçamento público dá valor ao Brasil” e terão algumas semanas para trabalhar o tema até agosto, quando devem enviar as redações — acredita Herivelto Ferreira, coordenador de Gestão de Eventos do Sena do, área responsável pela organização do Jovem Senador.
O envio de kits geralmente é feito via mala direta, quando a correspondência padronizada segue diretamente para as escolas. Quando os coordenadores do projeto no estado solicitam que os kits sejam enviados para as regionais ou para as secretarias de estado de educação (Seducs), para que esses órgãos intermedeiem a entrega às escolas, os kits seguem via encomenda. A opção da entrega intermediada é, muitas vezes, necessária, a fim de garantir o recebimento dos materiais nas comunidades indígenas, quilombolas ou escolas das zonas rurais.
FONTE: INFORME PARAÍBA