Pesquisar no site
10.Abril
Frente Parlamentar Mista Antirracismo será instalada no Congresso Nacional



A Frente, que será coordenada pelo Senador Paulo Paim e pela deputada federal Dandara Tonantzin, é inédita no Parlamento

De iniciativa do Senador Paulo Paim (PT/RS), a Frente Parlamentar Mista Antirracismo será instalada no Congresso Nacional nesta terça-feira (11), às 11h, no plenário 2 da Ala Nilo Coelho do Senado Federal. A Frente, que será coordenada na Câmara pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), é inédita no Parlamento Brasileiro. A vice cordenadoria ficará a cargo da senadora Zenaide Maia (PSD/RN) e da deputada Carol Dartora (PT/PR). 

“Desde o início de fevereiro fizemos uma força tarefa para coletar as assinaturas na Câmara e garantir a instalação da Frente, que é um importante instrumento de articulação política entre o Parlamento, a sociedade civil organizada e movimentos sociais. Vamos trabalhar juntos na Câmara e no Senado para fortalecer uma agenda legislativa antirracista, como o aperfeiçoamento e a defesa da continuidade e ampliação da Lei de Cotas, a reserva de vagas em programas de pós graduação e concursos públicos, o acesso à  internet como direito social e também para elaborar contribuições sob a perspectiva do povo preto acerca da grande debates nacionais”, aponta Dandara.

“A instalação dessa Frente é um ato concreto na luta antirracista. O respeito aos direitos e garantias fundamentais do nosso povo são uma das nossas principais metas. Queremos o bem de todos, sem preconceitos e quaisquer formas de discriminação, como reza a nossa Carta Maior. A Frente nos guiará e norteará os caminhos para continuarmos lutando por uma sociedade mais justa, solidária e humana”, salienta o Senador Paulo Paim, que é autor do projeto de resolução do Senado (PRS 17/2021), aprovado em 2021, que instituiu a Frente.

Coletiva de imprensa
O segundo momento, após a instalação, será de realização de um ato de lançamento e coletiva de imprensa da Frente, em conjunto com diversos representantes do movimento negro, estudantil, quilombola e indígena, a partir das 11h30 no Salão Verde da Câmara dos Deputados.